O Atlético terá mais uma missão para eliminar o Vasco da Copa do Brasil: superando a ausência do volante Fernandinho. Após perder por 2 a 1, de virada, no jogo de ida, o Furacão tenta a classificação nesta quarta-feira (11), às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba.
O jogador de 39 anos sofreu uma lesão grave no músculo adutor da coxa esquerda. na vitória sobre o Belgrano, na Argentina, que classificou o Furacão para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
No resumo dos duelos do Athletico na Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão, Fernandinho ficou de fora em 10 partidas. Destas, o time venceu duas e perdeu oito vezes.No Brasileirão, com Fernandinho, foram 18 partidas, com oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Ou seja, o time tem 53% de aproveitamento com o meia em campo.
Na Sul-Americana, Fernandinho não atuou em três partidas da fase de grupos. Sem ele, o Rubro-Negro teve vitórias sobre Danubio e Rayo Zuliano, ambas fora de casa, e uma derrota em casa para o Sportivo Ameliano.
Além disso, na Copa do Brasil, o Athletico perdeu os dois jogos em que o volante não esteve presente. Além do jogo de ida contra o Vasco, o Furacão perdeu por 2 a 1, de virada, para o Ypiranga-RS. Na partida de volta, o time garantiu a classificação com vitória por 3 a 0, com gol de Fernandinho.
Nenhuma data de retorno prevista
Na semana passada, Fernandinho viajou para Barcelona, na Espanha, onde teve uma consulta com o médico Ramon Cugat, avalizado pelo técnico do Manchester City, Pep Guardiola.
Aos 74 anos, o ortopedista espanhol é uma das principais figuras da área. Ele já tratou de alguns dos maiores nomes do futebol mundial, incluindo cirurgias nos brasileiros Neymar, Gabriel Jesus e Rafinha Alcântara.
No ano passado, Cugat deu assistência ao atacante Luis Suárez, quando o uruguaio atuava no Grêmio.
Apesar da consulta, Fernandinho retornou a Curitiba e esteve com a seleção brasileira durante o período de treinamentos no CT do Caju. Mesmo sem jogar, o jogador é o principal líder do elenco e segue envolvido com o time.
Além do jogo contra o Vasco, a ausência de Fernandinho é praticamente certa nos duelos contra o Racing, da Argentina, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Lista de jogos do Athletico sem Fernandinho
Campeonato Brasileiro
- Fortaleza 2 x 0 Athletico – 7ª rodada
- Bragantino 2 x 0 Athletico – 18ª rodada
- Athletico 1 x 2 Juventude – 23ª rodada
- Vasco 2 x 1 Athletico – 24ª rodada
- Athletico 0 x 2 Palmeiras – 25ª rodada
Copa do Brasil
- Ypiranga-RS 2 x 1 Athletico
- Vasco 2 x 1 Athletico
Sul-americano
- Danubio 0 x 1 Athletico
- Rayo Zuliano 1 x 5 Athletico
- Athletico 0 x 1 Sportivo Ameliano