spot_img
terça-feira, maio 17, 2022
spot_img

Amazonas segue na fase laranja e FVS alerta para medidas protetivas contra Covid-19

Mais ou Menos
- Publicidade -spot_img
spot_img

Manaus/AM – O Amazonas segue na fase 3 (laranja) com cenário de risco moderado para transmissão do novo coronavírus no estado. O estado atingiu a pontuação 14 na tabela de análise de risco de transmissibilidade da infecção, numa escala de zero a 40. Embora ainda em risco moderado, o Amazonas apresentou redução nos indicadores de registro de novos casos, internações e óbitos por Covid-19, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP).

Conforme o boletim, nas últimas duas semanas, Manaus foi responsável por 75% dos casos de Covid-19 no estado, embora venha apresentando diminuição nos registros. Nos últimos 14 dias (01 a 15/08), a Sala de Situação de Saúde da FVS-RCP identificou redução de 24% na média diária de casos no Amazonas, sendo que a queda foi de 22% na capital e de 29% no interior do estado.

Ainda nos últimos 14 dias, a análise aponta que houve redução de 32% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com Covid-19 nos hospitais da rede pública de Manaus. Já na rede privada de saúde de Manaus, a redução foi de 4%. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com a infecção na rede pública de saúde é de 37% e, na rede privada de saúde, de 48%.

Redução entre vacinados – O boletim epidemiológico ampliado aponta, ainda, que, durante todo o período da pandemia, a taxa de incidência de Covid-19 no Amazonas vinha sendo maior nas pessoas de 60 anos ou mais. No entanto, com o avanço da vacinação, houve redução na incidência de casos em idosos. No mês de junho, as pessoas com idade entre 20 a 59 anos apresentaram a maior taxa de incidência de Covid-19, com 4.527 casos por 100 mil habitantes.

Comparando a taxa de internação entre os meses de junho e julho de 2021, o boletim epidemiológico aponta que houve redução em todas as faixas etárias.

Óbitos – Nos últimos 14 dias, o boletim da FVS-RCP aponta que houve redução de 39% na média móvel de óbitos diários no estado, com queda de 19% na capital e 15% no interior.

SRAG – No cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim mostra que predomina registro de casos provocados pelo vírus sincicial respiratório, parainfluenza tipo 3 e rinovírus, com tendência de maior transmissão nas últimas semanas.

Em razão disso, a FVS-RCP também reforça que é necessário manter os mesmos cuidados que são tomados para evitar a Covid-19: higienização das mãos, uso de máscara e também não participar de aglomerações.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

McDonald ‘s anuncia saída da Rússia e deve deixar mais 60 mil desempregados

A McDonald 's decidiu se retirar do território russo e anunciou que está vendendo todas as lojas da rede....

Inscrições para estágio em Direito na PGE começam hoje em Manaus

Manaus/AM - As inscrições para o processo seletivo de novos estagiários de Direito para a Procuradoria Geral do Estado...
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img