spot_img
quarta-feira, outubro 20, 2021
spot_img

Enfermeira da FCecon é destaque em revista científica com artigo sobre Cuidados Paliativos

Mais ou Menos
- Publicidade -spot_img
spot_img

O uso de tecnologias em Cuidados Paliativos é o tema do artigo publicado em edição da revista científica “The Research, Society and Development Journal”, pela enfermeira Maressa Lisboa, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

 

O artigo foi publicado no dia 12 de julho e faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem de Maressa Lisboa na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que deve ser concluído ainda em 2021.

 

O tema da pesquisa é “Tecnologias educacionais para pacientes e familiares em Cuidados Paliativos: Uma revisão integrativa”.

 

“A pesquisa tem como objetivo identificar, através de publicações, as tecnologias educacionais existentes voltadas para pacientes em Cuidados Paliativos. As tecnologias educacionais são ferramentas que auxiliam no processo de educação em Saúde e podem ser impressas, aplicativos, software, vídeos”, explica Lisboa.

 

A partir dos resultados alcançados e outras etapas realizadas, a enfermeira da FCecon pretende formular uma cartilha com orientações de cuidado aos familiares dos pacientes em Cuidados Paliativos domiciliares. “Esse material será entregue nos atendimentos do setor, principalmente nas visitas domiciliares, e visa servir como um apoio nesse processo de cuidado. Esperamos que, até o fim do ano, o material já esteja disponível para os pacientes e familiares”, disse a mestranda.

 

Maressa é enfermeira do Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) da FCecon, que busca oferecer a melhora na qualidade de vida de pacientes oncológicos e seus familiares, atuando sobre aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais, por meio de uma equipe multidisciplinar.

 

Conhecimento – Na avaliação de Maressa Lisboa, as publicações científicas são importantes para a divulgação do conhecimento produzido nas pesquisas e para fundamentar a prática assistencial baseada em evidências.

 

“Nesses últimos anos, muitas enfermeiras da FCecon estão fazendo mestrado ou estão envolvidas em pesquisa. E a publicação só ajuda a nos dar certeza de que estamos no caminho certo, que todo estudo e esforço são revertidos para uma assistência de enfermagem melhor aos nossos pacientes”, destaca Lisboa.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Suspeito de estuprar e engravidar enteada de 10 anos é preso em Manaus

Uma operação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) prendeu um homem de 50 anos,...

Três mil ingressos do jogo do Brasil serão sorteados entre pessoas que tomaram a vacina contra a Covid no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira (5) que vai sortear 3 mil ingressos para o jogo...
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img