Para fazer a solicitação, o cidadão deve encaminhar no e-mail uma cópia da carteira de identidade e comprovante de residência, em arquivo anexo.

O novo endereço exclusivo para a solicitação busca oferecer maior comodidade ao cidadão, que não precisa se deslocar presencialmente a qualquer órgão público para realizar o chamado.

Gerente de Identificação Criminal do IIACM, o perito Ivan Farias destaca as facilidades deste canal on-line para o cidadão.

“Essa melhoria também trouxe benefícios aos colegas servidores das delegacias, pois o fluxo de pessoas foi reduzido em função da nova modalidade de solicitação. Vale lembrar que antigamente a certidão só podia ser solicitada presencialmente pelo cidadão, nas delegacias”, explica Farias.

Ainda de acordo com Farias, em média mais de 2.000 solicitações eram realizadas nas sedes das delegacias. Devido à sobrecarga que existia, o tempo de espera para a emissão do documento podia ser de até dez dias para buscar a certidão.

Atualmente, essa demanda física não existe, gerando mais rapidez e eficiência na emissão do documento. O prazo para emissão da certidão também diminuiu para até três dias úteis, o que facilita o acompanhamento do cidadão pelo próprio e-mail, onde será enviado o documento.

A equipe de servidores do Instituto de Identificação busca responder no mesmo dia às dúvidas e questionamentos sobre a certidão criminal, que são enviados para o e-mail, tendo em vista que este documento normalmente é exigido para atos importantes e muitas vezes urgentes da vida civil.

Prazo de validade

O prazo de validade da certidão de antecedente criminal era de 90 dias. No entanto, o Instituto de Identificação, considerando as alterações legislativas sobre o tema, emitiu portaria dobrando esse prazo, sendo atualmente de 180 dias.