spot_img
terça-feira, outubro 19, 2021
spot_img

Formar cidadãos é o principal foco de Colégios da PM do Amazonas

Mais ou Menos
- Publicidade -spot_img
spot_img

O Coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Fábio Pacheco, esteve na noite de sexta-feira (16) em entrevista na rádio Logos 87, 9 FM, no programa ‘365 Notícias’ sob o comando dos apresentadores Gilson Nascimento e Wládia Raquel, onde debateu o assunto ‘Escola Cívico-Militar: O papel do policial educador’, aplicado nos Colégios da Polícia Militar (CMPM), em Manaus.

No Amazonas há nove escolas da PM, localizadas em diversas zonas da cidade manauara. O colégio tem por objetivo ajudar as comunidades com relação à educação das crianças e adolescentes, uma faixa etária que necessita de disciplina e proteção.

Durante a entrevista o Coronel da PM afirmou que a presença de colégios militares nas principais zonas de Manaus, ajudou a inibir até em 80% o índice de criminalidade no local. “A presença do policial militar não tem só o dever de fazer cumprir a Lei, mas de ensinar o certo. Por essa razão as escolas militares têm o papel fundamental de formar cidadãos para caminhar na retidão do bem, desenvolvendo caráter de uma pessoa responsável e comprometida com a sociedade”, afirma Pacheco.

Uma das principais escolas de destaque durante a entrevista com o Coronel Fábio Pacheco, foi mencionado o CMPM VII, lotado na Escola Estadual Professora Eliana de Freitas Morais, bairro Lago Azul, zona norte da cidade. A autoridade lembra que este colégio era um dos mais vandalizados, com atuação da escola militar e bairros adjacentes, a realidade passou a ser outra, chegando em outubro de 2019 a redução para 80 casos de criminalidade, apontando o último dado divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM).

De acordo com Pacheco, durante a transição para instalar as escolas militares da PM, existiu uma pesquisa local para ver a aceitação dos moradores. “Os residentes das proximidades dessas escolas concordam com esse tipo de educação e escola militar, sentem-se mais seguros. Muitas dessas pessoas têm mercadinhos e lojas. Sem contar que seus filhos ficam mais protegidos e longe da marginalização”, disse o Coronel.

Ainda em entrevista o oficial foi questionado com relação a liberdade de expressão dentro da escola militar. “Já estive diretor do Colégio da Polícia, digo com propriedade que o objetivo não é inibir o aluno de expressar suas opiniões e criatividades, por essa razão dentro das escolas existem professores civis cedidos pela Secretaria de Educação (SEDUC), um corpo pedagógico onde tem por obrigação trabalhar e preparar o docente, justamente para desafiar o senso crítico dos alunos até pelo motivo vão precisar fazer vestibular, como consequência queremos que sejam o número um”, esclarece o Fábio Pacheco.

Na pesquisa levantada pela rádio Logos 87,9 FM, os colégios da PM vem conquistando medalhas e honras ao mérito, os estudantes são destaques nas aprovações de vestibulares na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Um dos eventos promovidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), divulgou os resultados das provas que aconteceram 100% online com a participação de todos os estados da federação, o CMPM II foi vencedor de 27 medalhas: 12 medalhas de ouro, 11 de prata e quatro de bronze, além das oito menções honrosas, com a participação de alunos do 8º ao 3ª. ano do ensino médio, ocorridos a 1ª. fase em agosto de 2020 e a 2ª. fase em janeiro de 2021.

*Matrícula*

Para quem tem interesse em matricular seus filhos em alguma das unidades dos colégios da Polícia Militar, devem ficar atentos a partir de outubro, período que pode surgir aberturas de novas vagas. O pai ou responsável pelo estudante devem acessar o site www.matriculas.am.gov.br, informando um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno e fazer a requisição da vaga para a série desejada. Logo depois desse processo, apresentar-se na escola no prazo máximo de três dias para a efetivação da matrícula.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Suspeito de estuprar e engravidar enteada de 10 anos é preso em Manaus

Uma operação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) prendeu um homem de 50 anos,...

Três mil ingressos do jogo do Brasil serão sorteados entre pessoas que tomaram a vacina contra a Covid no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira (5) que vai sortear 3 mil ingressos para o jogo...
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img