spot_img
quinta-feira, maio 19, 2022
spot_img

Centro de Zoonoses explica surgimento de escorpiões em Manaus

Mais ou Menos
- Publicidade -spot_img
spot_img

Manaus/AM – Uma equipe de técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), esteve nesta quinta-feira (20), nas ruas Treviso e Síria, no Nova Cidade, zona Norte, para investigar o surgimento de escorpiões, classificados como animais peçonhentos. Os moradores informaram que nas últimas semanas vem ocorrendo o aparecimento desses animais naquela área.

A chefe do Setor de Remoção e Captura do CCZ, bióloga Shelley Fernandes, explica que no período chuvoso, com a subida acentuada do nível dos rios e igarapés, as águas acabam invadindo o habitat natural dessas espécies, alagando as tocas de animais peçonhentos e eles saem desses lugares em busca de abrigo e alimentos em outros lugares. Normalmente se abrigam sob entulhos, em frestas de muros e acabam se aproximando das pessoas.

Segundo ela, ao encontrar um animal peçonhento, a orientação é não se aproximar, muito menos tentar capturar. “É exatamente quando as pessoas se aproximam de um animal desses, que acontecem os acidentes. A ideia é tentar isolá-lo com o auxílio de uma vassoura ou outro objeto, que garanta uma distância segura para evitar ser picado, e procurar impelir esse animal para algum recipiente”, informa a bióloga.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que a população comunique ao CCZ a ocorrência desse tipo, com escorpiões, cobras e aranhas. “Numa situação como essa, na qual não houve acidentes, apenas o aparecimento, nossa equipe vai ao local para investigar as razões desse surgimento e orientar os moradores sobre como proceder”, salienta Shelley, reforçando que amenizar os efeitos da cheia e ações como essa, do CCZ, são parte de uma mobilização maior, além do trabalho de rotina, para evitar maiores problemas que possam surgir com a enchente.

O contato com o CCZ deve ser feito por meio de mensagens via WhatsApp, pelo número 92 98842-8484, com fotos do animal, do local e informações de endereço, em horário comercial.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Escola com seis salas custa acima de R$ 2,5 milhões em Manicoré

Manicoré/AM – A construção de uma escola com seis salas de aula no município vai gerar despesa em montante acima...

Ufam lança editais com vagas para professores substitutos em Manaus e interior

Manaus/AM - A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) publicou editais com vagas temporárias para professores substitutos em Manaus e...
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img