spot_img
sexta-feira, outubro 22, 2021
spot_img

Deputados discutem vacinação contra Covid-19 na Aleam

Mais ou Menos
- Publicidade -spot_img
spot_img

A logística do transporte das vacinas contra a Covid-19 para municípios do interior e a consequente demora na vacinação da população dominaram os debates na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (17).

Membro da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação Covid-19 da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Conav / Unale), o deputado Carlinhos Bessa (PV) informou que está acompanhando a distribuição das vacinas pelo Executivo estadual, e constatou que 17 municípios ainda não retiraram suas respectivas cotas de vacinas disponibilizadas e ainda armazenadas na Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM).

“Municípios do Médio Solimões, como Tefé (distante 523 km de Manaus em linha reta) ainda não retiraram essas vacinas, prejudicando o fluxo de imunização de seus cidadãos”, declarando, ainda, considerar essa postura um “crime de responsabilidade administrativa” por parte de prefeitos e secretários de saúde desses 17 municípios.

Indo de encontro ao pronunciamento de Bessa, o deputado Wilker Barreto (Podemos) ocupou a tribuna para relatar visita que recebeu de prefeitos, na tarde a terça-feira (16), relatando exatamente sobre a dificuldade de transporte das vacinas para os seus municípios. Segundo Barreto, o frete das aeronaves deve ser pago pelas prefeituras do interior do Estado.

Porém, alertou o parlamentar, que neste ano de 2021, o Governo do Estado lançou licitação para contrato de aluguel de aeronaves no valor de R$ 17 milhões. Em 2020, esse valor era de R$ 4,309 milhões.

“Sabe qual um dos itens que justifica o aumento de preço?!”, questionou, para em seguida demonstrar cópia do documento informando o serviço de “operação logística e entrega de insumos e vacinas ao combate ao Covid-19”.

Em aparte, o deputado Delegado Péricles (PSL) declarou receber essas informações com “incredulidade”, diante dos altos números de infectados e vítimas fatais da Covid-19, no Amazonas e uma situação como essa, com esse impasse, estar acontecendo. Péricles se comprometeu a buscar mais informações e contribuir para que as vacinas cheguem o mais rápido ao interior amazonense.

Covac Manaus

Os deputados Saullo Vianna (PTB) e Therezinha Ruiz (PSDB) se manifestaram sobre a informação do início de uma pesquisa no Amazonas que irá testar a vacina CoronaVac em cerca de 10 mil pessoas em Manaus, que apresentem comorbidades.

Vianna informou que a pesquisa será comandada pela Fundação de Medicina Tropical (FMT), em parceria com o Instituto Butantan, que irá doar as doses da vacina utilizadas no estudo. A deputada Therezinha Ruiz, presidente da Comissão de Educação da Aleam, celebrou o fato de que essa parceria permitirá antecipar a vacinação dos profissionais da educação e da segurança pública, que desejarem participar. Esses profissionais devem estar lotados na Capital.

- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img
Últimas Notícias

Suspeito de estuprar e engravidar enteada de 10 anos é preso em Manaus

Uma operação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) prendeu um homem de 50 anos,...

Três mil ingressos do jogo do Brasil serão sorteados entre pessoas que tomaram a vacina contra a Covid no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira (5) que vai sortear 3 mil ingressos para o jogo...
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img